sexta-feira, 10 de julho de 2015

Mudança de ares!

Não tenho certeza se os ares serão menos gelados ou mesma coisa mas... estamos em Toronto!

Essa vida de cigano nos faz viajar rs
brincadeira!
Apareceu uma oportunidade de trabalho pro maridon e cá estamos!

Estavamos em Québec e queriamos voltar pra Montreal e no fim das contas viemos parar aqui!

Por enquanto estamos gostando muito!
Pelo menos eu estou haha

Québec é uma cidade linda e pacata, e muitas pessoas no trabalho me "criticaram" pela mudança!
Ainda teve um "espertão" que veio me dizer: ai vc não sabe como é vida em cidade grande, é terrível!
Hellooooo
ele acha que eu morava onde gente? num sítio?
Falei pra ele que Curitiba e a população de Curitiba é maior que a de Montreal, nem importa se realmente é, ele certamente não vai checar essa informação!
Expliquei que é justamente o contrário! Eu SOU acostumada a morar em cidade grande!
Mas sem dúvida o transito em Quebec é muito bom, super tranquilo!
Aqui é caótico mas se duvidar é melhor que em Ctba, do que dirá SP.
Mas claro eu não cheguei a "usar" o transito de verdade pra poder afirmar, digo pelas primeiras impressões!

Por falar em impressões, me sinto numa mistura de RJ com Curitiba, tem umas ruas que me lembram muito Ctba e outros lugares que lembram muito RJ.
Eu particularmente adoro RJ, acho uma cidade muito linda!

Mas veja bem, só pq é minha impressão não quer dizer que vc prezado leitor, se um dia vier pra cá vai achar a mesma coisa!
Então não crie expectativas!

Sobre o custo de vida, bem, ap, casa, seguro de carro é bem mais caro. Mas supermercado achei mais barato!

Roupas em lojas ainda não vi... mas algo que ressalta é HORARIO DE FECHAMENTO DE LOJAS

isso é algo que me irritava muito em Quebéc.
De Dom a Quarta as lojas e shopings fecham 17h no max 17h30
Quinta e sexta fecham ãs 19h e as vezes no sábado algumas ficam até às 18h ou 19h

Pra quem trabalha durante o dia e as vezes precisa ir no shoping depois do trabalho, ou mesmo numa loja qualquer, ja ja dou exemplo, fica restrito às quintas e sextas que é quando o comércio fecha mais tarde.

É dificil se acostumar com isso mas se for pensar né, quem é que ta certo?

Mas, falando de Toronto, aqui o comércio fecha mais tarde, é um horário mais parecido com o do Brasil mas nem se compara com horário de SP por exemplo.

Sim pois muita gente compara Toronto com SP, não sou uma boa pessoa pra poder comparar, conheço muito pouco SP pra poder dizer qualquer coisa.

Bom hoje começam os jogos Panamericanos e eu adoraria ir na abertura mas to meio sem tempo $$ ahaha
Se eu tivesse pensado nisso antes poderia ter conseguido ingressos num preço mais interessante mas agora só acima de 230 doletas... ai que dor no bolso!

Mas quero ir assistir ginástica olímpica, volei e se der mais algumas coisas. Gostaria de ir em muitas coisas mas ainda não sou RICAAAAAAAAAAAAAAA pra poder ir em tudo heheheh

por hoje é só!
beijos pra quem lê!


segunda-feira, 6 de julho de 2015

2 anos de Canadá

Em 29 de maio deste ano completamos 2 aninhos de Canadá!
É estranho pois todos dizem: nossa, como passou rápido... já! 2 anos!
Pra mim parece que faz uns 4! Não sei pq tenho essa sensação!

Em dezembro voltamos ao Brasil pra rever nossa querida família! Ai que saudade!
E do Brasil? Vc tem saudades?
Sim, tenho!
Eu amo o Brasil em muitos aspectos mas ao mesmo tempo esses aspectos que amo conflitam com os muitos outros que eu e todos os brasileiros odiamos, nem preciso dizer o que né?
Sinto muita falta aqui do "calor" do brasileiro! E olha que sou de Curitiba onde as pessoas são taxadas de frias!
Bom, eu acho que então sinto falta do calor/frio dos Curitibanos hahaha

O que quero dizer com calor humano brasileiro?
Pra mim é no trabalho por exemplo, vc se sentir importante, se sentir querido, receber muitos bons dias, muitos: tchau até amanhã...

Ai vc pode pensar: nossa, mas os Canadenses não falam nada disso? Não dão bom dia, não dão tchau!
Veja bem, na empresa que trabalhei o povo é muito introspectivo... poucos passam pelos corredores dando bom dia pra todos...
eu trabalhava numa baia(ou cubiculo, sei la) e logo ficava muito isolada!
Só tinha um carinha que passava dando bom dia, e apesar de ele ser um pqno mala rsrsrs ao menos isso ele tem de bom né rs
No geral o povo não cumprimenta... ai até nem acho estranho ahahah
Em Curitiba quantas vezes no ponto do onibus, ou no elevador, eu disse bom dia e a pessoa não respondeu...
Bom, nesta minha experiência não consegui me enturmar com os nativos!
Consegui fazer amizade com outros imigrantes de outras nacionalidades!

Acho que é até meio normal, afinal temos algo em comum.
Mas sinto que os nativos não gostam muito de fazer amizades no trabalho... e isso é diferente dos brasileiros, pelo menos assim falando no geral né...

Eu fiz amizade com uma menina da Tunisia, uma super querida! E pretendo levar essa amizade pra fora e pra sempre, sempre que possível!

Não que eu precisasse fazer amizade com todo mundo e ficar amiguinha de todo mundo, não é isso...
mas eu não consegui me enturmar muito com os nativos, até tentei...

Não tbem que eles sejam antipaticos, mas muitos, na primeira travada de lingua que a gente da por se enrolar com o francês(no meu caso) ja praticamente saem correndo, e pior, não entendem o que a gente fala...

Ah sim, isso é outra coisa... a dificuldade de entender o que o povo fala!
Tem uns que entendo perfeitamente, mas outros, JISUIS parece que estão falando outra língua! kkkk

Outras coisas interessantes e que a maioria dos brasileiros que estão aqui relatam o mesmo, são frases comuns que ouvimos:

- Mas você aprendeu francês onde?
- Você estudou francês no Brasil?
- No Brasil vocês falam Espanhol né?
: não não, no Brasil falamos Português
- Mas então Espanhol é a segunda lingua?
: não não, só falamos português mesmo

- Você é Brasileira? Mas cadê sua cor?
- Mas por que você decidiu vir pro Canadá se no Brasil é tão quente
:: ai vc tenta explicar, isso no meu caso, que na minha cidade não é tão quente assim... no final das contas desisti e concordo...

- O Brasil tem o melhor time de futebol de mundo!
- Brasileiros amam futebol!
- No Brasil todos amam carnaval, certo?

"cerveja bem"....

Algo que ouvi, mas ai já foi no Brasil, dos Brasileiros, ouvi e ouvi muito e não soube dar uma resposta decente:
- Mas e ai, ta gostando?

Sério, não sei bem o que responder!
Não sei se é uma pergunta padrão... pq depois que casei tbem ouvi muito isso rs
Não sou uma pessoa mega empolgada como vejo muitos amigos por aqui dizendo:
Eu AMO essa cidade!
Essa cidade é Maravilhosa!
Eu amo o Canada!

Mas enfim sim, gosto de morar aqui, sou uma pessoa bastante adaptável :D

Por hoje é isso... se vc leu, gostou e for afim de comentar, deixa uma msg ai pra mim!

Lindo dia e linda semana pra vc!

Em breve venho fofocar mais coisas da vida!

bjs

quinta-feira, 18 de junho de 2015

A pessoa abandona o blog e nem da satisfação...tsc tsc tsc

Enquanto estava no processo pra ca estava a todo vapor depois fui largando...largando...largando...

Varias vezes pensei em vir postar algo e sempre me enrolei!
rs

Bom, lá se vão 2 anos de Canadá!
uhuuuuuuu

Era até pra ter post bonitinho mas ôh preguiça!

Enfim, meu blog agora não é mais pra falar só assuntos referentes à imigração...

mas sem falar em imigração, Canadá, vou falar de que?
rs

Não sou muito boa em manter blogs, mas gostaria de voltar a tentar deixar este na ativa, mesmo que não seja pra falar daqui!

Ah como vai a vida aqui?
Vai bem obrigada!

Como foi o inverno?
Gelaaaaaaadoooo
hahaha

Como é no verão?
QUENTEEEEEEEEE!!!!

Vou vir postando aos poucos e assim atualizando o blog!

beijos pra quem lê!
Ju

quinta-feira, 29 de maio de 2014

1 aninho!!!!

Um aninho de aventuras nas terras geladas!!
Embora eu seja Curitibana, nunca gostei de frio, aliás sou muito "friorenta" e advinha o que aconteceu no último inverno???
Tivemos o inverno mais rigoroso desde sei lá quando... hehehe
Presente pra mim! :D
Nos últimos dois fins de semana eu comi CHURRASCO coisa que não comia desde o Brasil!!
HUMMM
Coisas que sinto falta do Brasil?
MÃE-PAI-IRMÃ-DOGS
Comidas?
Bom, eu não gosto de coxinha, 7up é meu refrigerante preferido então guaraná não me faz falta...
mas se tiver claro que vou tomar!
Pastel eu mal como, pq evito frituras, mas tbem, denovo, se tiver dando sopa... ou dando pastel rs eu como!
Lá em Curitiba dai tem Pinhão e Caqui... caqui eu já vi por aqui mas achei muito caro, não comprei... tbem não morro sem...
pinhão não fui atrás pra saber se tem...
Pão de queijo aqui tem forno de minas congelado... da pra comer de vez em quando...
Café... compro o café Lavazza que acho que é italiano, acho muito bom...
pão, bem aqui não tem o pãozinho francês mas a gente compra baguete e é muito boa... mas no dia-a-dia há anos eu só como pão fatiado integral, então o pãozinho francês ou o "bundinha" não faz tanta falta...
brigadeiro... vixe, já fiz algumas vezes... 
aqui tem leite condensado no mercado, qualquer mercado... não é o leite moça mas é muito bom...
amigos... sinto muita falta dos amigos, dos melhores amigos principalmente... 
saudaaaaaaaaaaaaades de todos!

bom, se alguém leu até aqui e quiser saber mais alguma coisa pergunta ai... to mortinha da silva e silva mas não poderia deixar passar em branco esse dia né?

bjuss


domingo, 2 de março de 2014

Nasceu!

9 meses de Canada!
:D

E... tchan tchan tchan!!!! COMECEI A TRABALHAR!!!

finalmente hein!
Pra quem falou que ia chegar e ia começar a trabalhar de cara... paguei a língua kkkk

Mas eu mudei de cidade, pois sou especialista Lotus Notes e tem muita demanda em Ville de Quebec...
depois de receber algumas propostas resolvi aceitar uma delas.

Ta sendo bem legal, não tenho do que reclamar.. trabalhar 7h por dia é muito bom!

Tivemos uma mudança conturbada... assim, foi tudo tranquilo mas entre ter certeza que estava tudo certo com o trabalho e nos mudarmos, foi menos de 15 dias...
tivemos que achar ap e agendar mudança tudo super fast!

Não deu tempo de se despedir dos amigos em Montreal...

Bom, agora vamos das sequencia aos planos da vida...
o primeiro de todos que venho tentando ha algum tempo é voltar a ficar em forma...
rs
e qual mulher nao esta né? Mas eu alem de td tenho muitas dores... dor no joelho, costas, lombar...
falta de óleo! rs

e o outro objetivo é ter filhinhos.... to achando que vai ficar mais pro final do ano... vamos ver...
não sei se vai ser fácil, afinal este ano vou pra versao 3.8
que alias é o dia do meu niver 3/8 
:D

bom, é isso... beijo pra quem lê! 

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Tchau 2013... Seja bem-vindo 2014!

2013 foi um ano muito diferente em minha vida!

No ínicio do ano fiquei tensa demais com o processo que não terminava muito... acabei engordando, me estressando, perdendo cabelos...

Em maio recebi os ditos cujos dos passaportes faltando uma semana pra embarcar!

Mais tensão e correria, pois da minha família só meus pais e irmã sabiam da minha viagem, então eu sai visitando alguns parentes... principalmente os tios mais velhinhos... tudo corrido, não deu pra marcar muitos encontros com os amigos, mas os que deu pra marcar foram MARA!

Chegando aqui o primeiro mês foi o melhor de todos pois ainda não estava verãozão, e apesar de eu ter chegado aqui super resfriada, com uma gripe danada e ter que ficar tomando antibiotico por uns dias... com certeza o começo foi o melhor de todos...
não que depois tenha sido ruim...
mas ficou tudo estável!

Sofri muito nos dois primeiros meses de saudades dos meus pais e irmã.... algo já previsto!

No começo procurei trabalho, fiz algumas entrevistas mas sem sucesso...decidi fazer somente a francisação e começar a procurar trabalho depois!

Por coincidencia ou não, assim que terminei a francisação comecei a ser contactada por algumas empresas e voltei a fazer a entrevistas.... e de novembro pra ca estou nessa.... nada certo ainda mas algumas oportunidades estão rolando e acho que esse mês terei novidades!
:D

Nas festas de fim de ano, este ano pra mim foram um pouco difíceis.... senti falta não só da família mas também dos amigos... dos encontros de fim de ano... jantares....

Não fiquei deprimida mas muito sentimental... ainda mais que casou com tpm, ai danou-se!

kkkkk

O que posso dizer sobre as diferenças de morar aqui e no Brasil... bom, eu e meu marido somos um caso à parte, eu acho... não saimos do Brasil única e exclusivamente pq odíassemos o Brasil ou estívessemos revoltados com a situação do país...
apesar do problemas, eu amo meu país, amo meu povo e não renego minhas origens!

Não há duvidas que o que mais pesa entre o Canadá e o Brasil é a questão SEGURANÇA!
Poder andar sozinha na rua 11 horas da noite, sem medo de ser feliz... é muito bom!

Claro que eu nunca deixo de ficar atenta a tudo pq afinal estou acostumada a desconfiar de tudo e de todos e isso não vai mudar....
até pq em questões sentimentais e mesmo com relação a amizades, já levei tanta rasteira, já fui passada pra trás(quem nunca!!) que sempre fico com o pé atrás com tudo e com todos!

A questão médico... por enquanto, não estou satisfeita... não estou falando que os serviços aqui são piores que o Brasil, até pq não posso falar por umas poucas experiências que tive...
e tbm sempre li comentários não muito bons sobre os serviços de saúde no Québec como por exemplo, esperar duas ou três horas para um pronto atendimento....

Uma coisa diferente de 2010 pra cá, é que quando viemos em 2010 não parecia ter tantos imigrantes como tem agora...
ai fica a dúvida, não sei se são imigrantes ou não, mas nos shopings ou metros tem muita gente mal educada...

se enfia na tua frente pra entrar no metro... te empurra, para no meio do caminho...
julgar e dizer que é só imigrante que faz coisa errada... não né... tem gente tosca em qualquer nacionalidade!

Outra coisa que fiquei um pouco desapontada... foi a questão dos valores do Québec... uma das razões de termos escolhido vir pra cá sempre foi a igualdade entre pessoas de nacionalidade diferente, que é o que sempre pregam nas palestras de imigração...
Já na própria francisação eu senti um certo preconceito da professora... principalmente com relação à árabes...
tbem soube que tem muito preconceito contra negros aqui...
isso é algo que me decepciona.... no século que estamos as pessoas terem preconceito racial é pra acabar!!!!
E logo chegamos tbem anunciaram a dita cuja da carta de valores quebecoise...
algo que vai contra tudo o que nos disseram antes de imigrar pra ca!
completamente rídiculo na minha opinião e pelo que sei na opinião de muitas pessoas....

Enfim... são 7 meses aqui e agora que o ano virou que to me sentido aqui de verdade! Engraçado até... mas acho que só agora que ta caindo a ficha de que estou aqui! :D

Pra quem me lê desejo um 2014 maravilhoso, repleto de muitas coisas boas, muitas conquistas e pra quem tá no processo federal ou provincial, meu desejo é que vcs recebam logo os vistos, exames e csq... e que sua tortura acabe logo e vcs possam estar aqui vivendo o sonho canadense, cada um à sua maneira!

;)