segunda-feira, 6 de julho de 2015

2 anos de Canadá

Em 29 de maio deste ano completamos 2 aninhos de Canadá!
É estranho pois todos dizem: nossa, como passou rápido... já! 2 anos!
Pra mim parece que faz uns 4! Não sei pq tenho essa sensação!

Em dezembro voltamos ao Brasil pra rever nossa querida família! Ai que saudade!
E do Brasil? Vc tem saudades?
Sim, tenho!
Eu amo o Brasil em muitos aspectos mas ao mesmo tempo esses aspectos que amo conflitam com os muitos outros que eu e todos os brasileiros odiamos, nem preciso dizer o que né?
Sinto muita falta aqui do "calor" do brasileiro! E olha que sou de Curitiba onde as pessoas são taxadas de frias!
Bom, eu acho que então sinto falta do calor/frio dos Curitibanos hahaha

O que quero dizer com calor humano brasileiro?
Pra mim é no trabalho por exemplo, vc se sentir importante, se sentir querido, receber muitos bons dias, muitos: tchau até amanhã...

Ai vc pode pensar: nossa, mas os Canadenses não falam nada disso? Não dão bom dia, não dão tchau!
Veja bem, na empresa que trabalhei o povo é muito introspectivo... poucos passam pelos corredores dando bom dia pra todos...
eu trabalhava numa baia(ou cubiculo, sei la) e logo ficava muito isolada!
Só tinha um carinha que passava dando bom dia, e apesar de ele ser um pqno mala rsrsrs ao menos isso ele tem de bom né rs
No geral o povo não cumprimenta... ai até nem acho estranho ahahah
Em Curitiba quantas vezes no ponto do onibus, ou no elevador, eu disse bom dia e a pessoa não respondeu...
Bom, nesta minha experiência não consegui me enturmar com os nativos!
Consegui fazer amizade com outros imigrantes de outras nacionalidades!

Acho que é até meio normal, afinal temos algo em comum.
Mas sinto que os nativos não gostam muito de fazer amizades no trabalho... e isso é diferente dos brasileiros, pelo menos assim falando no geral né...

Eu fiz amizade com uma menina da Tunisia, uma super querida! E pretendo levar essa amizade pra fora e pra sempre, sempre que possível!

Não que eu precisasse fazer amizade com todo mundo e ficar amiguinha de todo mundo, não é isso...
mas eu não consegui me enturmar muito com os nativos, até tentei...

Não tbem que eles sejam antipaticos, mas muitos, na primeira travada de lingua que a gente da por se enrolar com o francês(no meu caso) ja praticamente saem correndo, e pior, não entendem o que a gente fala...

Ah sim, isso é outra coisa... a dificuldade de entender o que o povo fala!
Tem uns que entendo perfeitamente, mas outros, JISUIS parece que estão falando outra língua! kkkk

Outras coisas interessantes e que a maioria dos brasileiros que estão aqui relatam o mesmo, são frases comuns que ouvimos:

- Mas você aprendeu francês onde?
- Você estudou francês no Brasil?
- No Brasil vocês falam Espanhol né?
: não não, no Brasil falamos Português
- Mas então Espanhol é a segunda lingua?
: não não, só falamos português mesmo

- Você é Brasileira? Mas cadê sua cor?
- Mas por que você decidiu vir pro Canadá se no Brasil é tão quente
:: ai vc tenta explicar, isso no meu caso, que na minha cidade não é tão quente assim... no final das contas desisti e concordo...

- O Brasil tem o melhor time de futebol de mundo!
- Brasileiros amam futebol!
- No Brasil todos amam carnaval, certo?

"cerveja bem"....

Algo que ouvi, mas ai já foi no Brasil, dos Brasileiros, ouvi e ouvi muito e não soube dar uma resposta decente:
- Mas e ai, ta gostando?

Sério, não sei bem o que responder!
Não sei se é uma pergunta padrão... pq depois que casei tbem ouvi muito isso rs
Não sou uma pessoa mega empolgada como vejo muitos amigos por aqui dizendo:
Eu AMO essa cidade!
Essa cidade é Maravilhosa!
Eu amo o Canada!

Mas enfim sim, gosto de morar aqui, sou uma pessoa bastante adaptável :D

Por hoje é isso... se vc leu, gostou e for afim de comentar, deixa uma msg ai pra mim!

Lindo dia e linda semana pra vc!

Em breve venho fofocar mais coisas da vida!

bjs

Um comentário:

  1. Legal! Os posts são inspiradores. Estamos curtindo bastante todas as suas experiências. Queremos ir para Vancouver no ano que vem. Se puder entrar em contato!

    Olá Canadá - Viagem & Turismo!

    Abraços,
    Dan & Jo

    ResponderExcluir